Para completa funcionalidade deste site é necessário habilitar o JavaScript.

Sustentabilidade e Inovação

A Unipar Indupa, como empresa responsável e inovadora, e com respeito pelos cidadãos, adota uma política de gestão integrada com foco no desenvolvimento sustentável.

Estratégias

Há décadas, a humanidade vem perseguindo um novo modelo de crescimento. A sociedade percebe hoje, mais do que nunca, que o desenvolvimento econômico não pode implicar na degradação do ambiente e que a prosperidade deve ser acessível a todos os seres humanos. Estas noções, alinhadas e ordenadas, deram origem aos conceitos de "Desenvolvimento Sustentável", adotado por um número cada vez maior de empresas no mundo.

Assim também a Unipar Indupa, como empresa responsável e cidadã, adota uma política integrada de gestão voltada para o desenvolvimento sustentável. Isso significa o compromisso de obter resultados econômicos sem prejudicar o ambiente e reconhecendo sua responsabilidade social. Um dos pilares do compromisso da Unipar Indupa é sua adesão ao programa Atuação Responsável, expressa na Política de Atuação Responsável® e na Política Integrada de gestão da Unipar Indupa.

A adoção de sistemas de gestão eficientes baseados na norma ISO 14000 viabiliza a melhora contínua expressa nas políticas através dos vários programas, projetos e planos de melhoria, otimizando processos que:

  • Sustentam a melhora ambiental;
  • Promovem a saúde ocupacional das pessoas;
  • Consolidam a segurança das instalações;
  • Asseguram o uso adequado dos produtos junto a clientes e usuários.

Atuação Responsável®

A Unipar Indupa é signatária do programa Atuação Responsável® desde 1992, utilizando-o como base para nortear as suas ações de Meio Ambiente, Saúde e Segurança. A estratégia é se resguardar de possíveis problemas que envolvam, principalmente, esse trinômio. O caráter preventivo do programa vem exatamente ao encontro dessa necessidade.

Unipar Indupa investe, anualmente, milhões de dólares em Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Isso demonstra de maneira evidente que a empresa tem esses temas como prioridade. Além do programa de Atuação responsável® participa de ações importantes juntamento com o Grupo em nível mundial, são ações que regulamentam suas instalações e prevenção de situaçãoes de risco. O programa se encontra em pleno funcionamento em todas as unidades.

O programa Atuação Responsável® tem papel importante no que diz respeito aos planos mundiais do Grupo na regulamentação de suas instalações e prevenção de situações de risco. O programa está presente em todas as unidades do Grupo ao redor do mundo.

O caráter abrangente do programa Atuação Responsável® engloba uma série de diretrizes que traz à tona alguns princípios importantes do desenvolvimento sustentável. Alguns programas sociais implantados na Unipar são exemplos muito claros de que todas as ações acabam, num dado momento, formando um ciclo, onde comunidade, indústria e meio ambiente passam a caminhar juntas, sob o mesmo prisma, o do desenvolvimento social.

Unipar Indupa também adotou as diretrizes do Grupo Unipar no respeito as Desenvolvimento Sustentável atreves da promoção de ações que ajudam a reducir o consumo de energía, minimizar a emissão de efluentes e melhorar a utilização da agua. Esses alinhamentos internos trazem a luz os esforços dirigidos a preservação do meio ambiente, mas também aos programas sociais que a Unipar Indupa desenvolve nas comunidades vizinhas às fábricas.

Conquistas

A Unipar Indupa do Brasil foi a primeira empresa da região da região do Polo Petroquímica do Grande ABC a ter um projeto ambiental classificado como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, devido a mudança da matriz energética de óleo combustível para gás natural e hidrogênio, atingindo uma redução média de 42.000 toneladas de geração de gases de efeito estufa por ano. E conforme o Protocolo de Kyoto (acordo internacional que estabelece metas de redução na emissão de gases-estufa na atmosfera) essa ação possibilitou à empresa gerar créditos de carbono.

Inovação

Ampliação da Capacidade de Produção - Em junho de 2009, a Unipar Indupa concluiu a modernização e expansão das operações da unidade industrial de Santo André, no Brasil. O investimento de US$150 milhões ajudou a aumentar a produção de soda cáustica e cloro, VCM e PVC.

Nova Central de Energia Elétrica - Em 2009, a Solalban Energía SA foi criada, uma empresa formada pela Unipar Indupa SA e Albanesi SA com o fim específico de gerar energia elétrica e vender o excedente para a rede nacional.

Em 2011, uma subestação de 440 mil volts foi aberta, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia para a área produtiva na fábrica de Santo André.

Contato Mapa do Site
Fechar