Para completa funcionalidade deste site é necessário habilitar o JavaScript.

Responsabilidade Social Corporativa

Unipar Indupa entende a Responsabilidade Social Corporativa como a criação de um valor enconômico através da geração de emprego e beneficios, um valor social mediante a capacitação e ações comunitárias, e um valor ambiental por meio de nosso trabalho no Desenvolvimento Sustentável.

Consciente de sua importancia nas comunidades onde opera, leva adiante programas e ações que corrobram que para a Empresa, a Responsabilidade Social Corporativa é um principio prioritário. Assim mesmo, cumpre com seua papel de agente gerador de trabalho e renda para a comunidade e coloca ênfase nos cuidados com o meio ambiente, com a saúde e com a segurança.

Argentina - Projetos

Programas com Instituições Educativas: Convenios para realização de estágios com: Universidad Nacional de Sur (UNS) y com Escolas Técnicas: Convenio com cursos de Capacitacão em Segurança para Contratistas com Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Bahía Blanca. Instituição apadrinhada: Jardín 953, Escuela General Básica 48 y Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Bahía Blanca. Centro de Formacão Professional Nº401: Curso "Operador em processos materiais plásticos", com certificados da Dirección Gral. de Cultura y Educación del Pcia. de Bs.As.

Doação de Hipoclorito de Sódio: Para as instituições, principalmetne as ligadas a saúde e educação, que economizam com a compra desse produto e podem investir em outras aplicações. A utilização do hipoclorito de sódio é muito benéfica para a desenfecção e o para o saneamento básico, preservando a higiene e saúde da papulação.

Visita às Instalações: Como parte de sua política de abertura à comunidade, a Unipar Indupa tem programa de visitas às instalações, com o objetivo de dar a comunidade vizinha a oportunidade de conhecer as suas instalações e operações.

Programas em conjunto com outras empresas:

Programa do Bom Emprego: Tem como objetivo a formação das profissões industriais para jovens desempregados, de modo que eles possam concorrer a cargos relacionados às atividades de serviços industriais e portuários. Acordo com a Universidade Tecnológica Nacional - Facultad Regional Bahía Blanca (Faculdade Regional de Bahia Blanca), Universidad del Salvador (USAL), Sindicato das Indústrias Petroquímicas e Químicas, Distrito de Bahía Blanca, entre outras instituições que fazem parte dessa aliança.

Convênio para reutilização de águas residuais: Acordo para a reutilização da água de esgoto é desenvolvido em conjunto pela ABSA(Aguas Buenos Aires S.A.), UTN ( Universidad Tecnológica Nacional)e AIQ(Asociación de la Industria Química).

Argentina - Patrocínio

Membro Fundador da Associação da Indústria Química de Bahía Blanca

Unipar Indupa faz parte do conjunto, juntamente com a Companhia Mega e DOW Argentina, das empresas do Polo Petroquímico de Bahía Blanca, que juntas formam a Associação Industrial Química (AIQ), cujo principal objetivo é unir esforços para potencializar a integração e comunicação com a comunidade, assim como melhorar a coordenação e informação dos programas de segurança e proteção ao meio ambiente. A vissão que norteia a Associação é que o Pólo Petroquímico de Bahía Blanca seja o de maior crescimento do país.

Programas de la AIQ

Certificação de Qualificação de Mão de Obra: O "Superate" é desenvolvido em conjunto pela Associação da Indústria de Produtos Químicos de Bahía Blanca, a UTN (Universidade Tecnológica Nacional) na Faculdade Regional de Bahía Blanca e o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social. Seu objetivo é que os trabalhadores consigam uma certificação que pode garantir a qualidade e a especialização dos seus serviços. As especializações certificadas são: eletricista, montador elétrico, montador mecânico e mecânico, encanador e montador de tubulações.

Programa de separação de lixo: Promove a separação doméstica de resíduos orgânicos e inorgânicos e a difusão através da comunidade dos benefícios e do impacto da sua separação na fonte, recolhimento diferenciado, recuperação através da reciclagem de resíduos. Este programa faz parte do programa de educação ambiental em Ingeniero White, que é propositalmente patrocinado pela nossa Associação.

Acampamento de verão: O objetivo deste programa é motivar as crianças entre 4 e 13 anos de idade, nos bairros de Ingeniero White, para fazer e participar de atividades desportivas e educativas durante o período de verão.

Reflorestamento: O projeto Plantando Árvores Juntos propõe um modelo de cooperação em que os vizinhos de Ingeniero White, em conjunto com as empresas e as autoridades, interajam a fim de cuidar e respeitar as espécies plantadas em sua comunidade. De acordo com um diagnóstico fornecido por alunos do Departamento de Engenharia Agronômica da Universidad Nacional del Sur (UNS), um programa de reflorestamento com planos de médio e longo prazo foi desenvolvido. Através do programa de "Desenvolvimento de cortinas florestais", 20.000 árvores de diferentes espécies foram plantadas até o momento, desenvolvendo uma cortina entre os setores industriais e urbanos. Ambos os programas são desenvolvidos em conjunto com o Município de Bahía Blanca.

(*) Para conhecer mais sobre AIQ, acesse: www.aiqbb.org.ar/

Participação ativa no processo APELL (Conscientização e Preparaçãopara Emergências no nível Local): O processo APELL * difere basicamente de outras experiências comunitárias de autoproteção, porque exige a participação ativa em todas as fases e em condições de igualdade de três agentes principais: a comunidade, as autoridades governamentais locais e a indústria. Nossa empresa participou e incentivou esta iniciativa desde o início.

(*) Para saber mais sobre a APELL, clique aqui: www.bahiablanca.gov.ar/areas-de-gobierno/medio-ambiente/proceso-apell/

Quanto ao cuidado com o meio ambiente, a Unipar Indupa tem diferentes certificados e licenças que possibilitam trabalhar os materiais de forma eficiente e eficaz para minimizar o impacto ambiental:

Certificado de Aptidão Ambiental.

Autorização de descarga de efluentes de gás.

Autorização de descarga de efluentes líquidos.

Certificado de Acreditação Especial: Apresentação anual do movimento de resíduos.

Registrado no CEDRONAR

Membro do Programa Responsible Care® da Indústria Química.

Unipar Indupa foi qualificado pela Câmara de Indústrias Químicas e Petroquímicas como a Empresa Petroquímica Argentina que em 2014 alcançou os melhores resultados no âmbito do Programa Ambiental Responsible Care.

Como parte de seu programa de desempenho sustentável, a empresa permanentemente desenvolve planos de redução do consumo de água e energia, focando com êxito na melhoria da sua eficiência industrial no que diz respeito à utilização dos recursos naturais.

Para a empresa, a segurança dentro do local de produção é uma alta prioridade e essa é a razão pela qual o programa corporativo "Rules that save lives" (Regras que salvam vidas) está sendo realizado para todas as pessoas que trabalham na planta, ajudando a consolidar a cultura de segurança.

Brasil - Projetos

Química e natureza: Nasceu como um projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela Unipar Indupa desde 1997, na comunidade do entorno da fábrica de Santo André. Com o principal objetivo de envolver alunos das escolas de Rio Grande da Serra, Paranapiacaba e Ribeirão Pires em um processo de identificação dos principais problemas que afetam a qualidade de vida da comunidade e elaborar um plano de atividades, trabalhando os conceitos de desenvolvimento sustentável e de cidadania. Em 2005, foi implementado os "Clubes Escolas-Cidadãs", integrando representantes das comunidades na discussão sobre o meio ambiente já desenvolvida nas escolas.

A partir desse momento, o "Química e Natureza" assume um caráter de programa de responsabilidade sócio-ambiental desenvolvido pela Unipar Indupa com os diferentes representantes da comunidade local e apresenta projetos de educação ambiental, esporte, cultura e geração de trabalho e renda.

Conheça os principais projetos:

Curta química e natureza: Projeto de educação sócio-ambiental criado em 2006 com objetivo de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pela Unipar Indupa nas comunidades de Rio Grande da Serra e Paranapiacaba. De uma maneira estimulante e inovadora o cinema é utilizado como a principal ferramenta para provocar a reflexão dos alunos sobre as questões sócio-ambientais locais. No final de cada ano letivo, como resultado de todo trabalho realizado com os alunos, é produzido um DVD com os filmes de curta-metragem em formato de documentário que registra todo o trabalho de educação ambiental realizado com as crianças e jovens. Esse vídeo é produzidos pelos alunos que durante alguns encontros aprendem os segredos e as técnicas da vídeo produção.

Mais informações no site www.quimicaenatureza.com.br

Fibras da serra: Projeto de educação ambiental e economia solidária desenvolvido pela Unipar Indupa junto à comunidade vizinha à fábrica - o Município Rio Grande da Serra - com foco na geração de trabalho e renda, o projeto visa à produção de objetos artesanais, tecidos com palha e fibra de bananeira, agregados a outros materiais.Atitudes de proteção ao ambiente, como: cuidados com extrações da natureza, reaproveitamento de materiais e minimização na geração de resíduos nos processos produtivos, agregam valor ambiental aos produtos.

Skatescola: Com o objetivo de fomentar a prática deste esporte com ênfase para os conceitos de prática socioeducativa e de utilização do esporte para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento humano, o projeto traz para Rio Grande da Serra uma ação pioneira no país, pelo menos no que diz respeito ao seu formato e a equipe de trabalho. Constituída por educadores sociais, um educador físico especializado na prática do ensino do skate, profissionais de comunicação e atletas profissionais do skate, o projeto agrega conhecimentos da gestão socioeducativa e da prática esportiva desta modalidade.

Reciclagem solidária: Projeto iniciado em 2003, no Dia do Meio Ambiente, incentiva os funcionários da Unipar a fazerem coleta seletiva do lixo doméstico e depositar nos coletores espalhados pela fábrica. Toda a receita proveniente da venda do material reciclável recolhido é revertida em benefício social para a comunidade do entorno da fábrica. Além disso, os funcionários podem entregar na fábrica também o óleo vegetal utilizado em casa, que posteriormente é doado para entidades de Rio Grande da Serra que o utilizam na produção do sabão para uso próprio e também para venda, gerando assim, uma fonte de renda familiar.

APAE: Desde 1994, a Unipar apóia o trabalho desenvolvido na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Rio Grande da Serra, mantendo um professor regular e um professor de educação física na entidade. Além disso, ações específicas como na ajuda na construção da nova sede da entidade através da doação de materiais para a construção.

Brasil - Patrocínio

Campanha de Saúde: A Unipar Indupa é uma patrocinadora frequente das campanhas de vacinação e contra a dengue, entre outras doenças. Os principais beneficiários são as comunidades de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Festival de Inverno de Paranapiacaba: Paranapiacaba é uma antiga vila fundada ao longo de uma estrada de ferro, em 1867, que, apesar de uma importância histórica reconhecida, ficou abandonada por muitos anos. Por este motivo, a autoridade local de Santo André, que desde 2002 detém a vila, está tentando revitaliza-la reforçando o seu potencial turístico. O município de Santo André estabeleceu um subescritório em Paranapiacaba, que, em grande avanço, criou o Festival de Inverno de Paranapiacaba.

A Unipar Indupa patrocina o evento desde a sua criação em 2001. Desde então, o festival acontece todos os anos sempre em julho, e cada evento supera as expectativas, tanto em número de visitantes quanto em qualidade das atrações apresentadas.

Arquivo

Responsabilidade Social Corporativa

21/04/2010 Livro Aguas Trilhos e Manacas
Contato Mapa do Site
Fechar